• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
Buscar
  • Ricardo Gomes

Esquina da Goethe deve ganhar nome de Esquina da Liberdade

Cruzamento da Rua Mostardeiro com a Avenida Goethe receberá placa de homenagem


O local que serviu de ponto de encontro para milhares de manifestantes em Porto Alegre movidos pela luta contra a corrupção irá ganhar um nome especial. O Projeto de Lei 116/19, de autoria do vereador Ricardo Gomes, denomina o cruzamento da Rua Mostardeiro com a Avenida Goethe de Esquina da Liberdade, em homenagem as mais de 100 mil pessoas que reuniram-se neste ponto no dia 13 de março de 2016, marcando a maior manifestação popular da história da Capital.


Neste mesmo período, foram mais de 3 milhões de pessoas presentes nas ruas de norte a sul do Brasil, com atos em todos os 26 Estados e no Distrito Federal, somando 239 cidades. De acordo com Gomes, o projeto está longe de vieses partidário, mas sim com o intuito de relembrar, e marcar na cidade, o exercício da democracia e cidadania.


“A Esquina da Liberdade faz alusão ao princípio que guiava todas as demandas daquelas manifestações: erros na política econômica, a volta da inflação e do desemprego, bem como a ingerência do Estado brasileiro, acentuadas nesse período”

“A Esquina da Liberdade faz alusão ao princípio que guiava todas as demandas daquelas manifestações: erros na política econômica, a volta da inflação e do desemprego, bem como a ingerência do Estado brasileiro, acentuadas nesse período”, relembra Gomes. “Assim como no centro temos a Esquina Democrática, teremos no Moinhos de Vento a Esquina da Liberdade. É uma justa homenagem para registrar aquele momento, já que a história de uma cidade é feita de memórias”, explica o vereador.


A placa denominativa deve conter, abaixo do nome, os seguintes dizeres: "Neste local ocorreram as maiores manifestações da história de Porto Alegre". O projeto, aprovado pela CCJ, aguarda sanção da prefeitura.

16 visualizações